Restruturação na Sony Interactive Entertainment despede e cancela projectos

future-gaming-playstation-5-ps5

Quase inevitavelmente, também a Sony Interactive Entertainment, casa-mãe da marca PlayStation, irá despedir funcionários e cancelar projectos de jogos. Apesar do bom momento passado, até esta gigante é obrigada a uma restruturação.

O anúncio oficial, dá conta de uma restruturação em vários estúdios a nível mundial, resultando no despedimento de cerca de 900 pessoas, à volta de 8% da força laboral total. Isto inclui o encerramento por completo do PlayStation London Studio, assim como reduções de staff nos vários PlayStation Studios, como a Naughty Dog, Insomniac Games, entre outros estúdios de suporte, assim como a Guerrilla Games e Firesprite enfrentarão “reduções”.

A comunicação no Blogue Oficial da SIE, coube a Jim Ryan, o actual CEO, que até está de partida da SIE. Noutro artigo no mesmo site, o director dos PlayStation Studios, Hermen Hulst explica que esta decisão surge depois de uma necessidade de contratar muita gente para abordar “desafios” mas que, a dada altura, “o crescimento por si só não é uma ambição”. Ou seja, depois de um período em que se apostou forte em algumas áreas, contratando para tal, foi necessário crescer mas agora já não é e, por isso, há que reduzir despesas… despedindo staff.

Em paralelo com esta comunicação de despedimentos, há também a informação que alguns projectos de jogos terão sido cancelados. Na comunicação oficial, é dito que está a decorrer uma “avaliação de projectos em vários estágios de produção”, tendo sido decidido que “alguns destes projectos não vão avançar”. Quais? Não são mencionados exactamente mas rondam rumores que um possível título online baseado em Twisted Metal teria sido cancelado na Firesprite, despoletando as tais “reduções” mencionadas acima.

Recordamos que este poderá ser um ano algo sombrio para a Sony e para a PlayStation. Recentemente, vimos como o valor accionista da Sony caiu no mercado, fruto de uma ausência de jogos de renome exclusivos ou de anúncios relevantes previstos para os próximos meses. Estas notícias de despedimentos e cancelamentos não deverão ajudar muito na valorização da empresa.

Comentários

Comentários