Roblox altera forma como crianças acedem ao jogo

RobloxPS

Depois de uma investigação que levou à prisão de várias pessoas por alegações de abusos de crianças através do jogo Roblox, a produção viu-se obrigada a alterar a forma como os menores acedem ao jogo.

Qualquer jogo colocado nas mãos das crianças deve ser alvo de escrutínio e controlo parental. Contudo, Roblox é um daqueles jogos populares entre os mais novos, o que faz com que se pense que é um ambiente “seguro”. Todavia, uma investigação às actividades em jogo e à intervenção das próprias Autoridades Norte-Americanas provou que não é bem assim.

Segundo o site Bloomberg, o problema será bem maior do que se pensava, com o site a chamar este jogo de “plataforma de jogos com um problema de predadores”. Na altura desta investigação, a própria plataforma reportou mais de 13000 casos suspeitos ao Centro Nacional de Crianças Perdidas ou Exploradas (National Center for Missing or Exploited Children – NCMEC).

Entretanto, apesar da produção chamar ao artigo supracitado de “má caracterização”, as autoridades Norte-Americanas já prenderam 24 suspeitos desde 2022 por “rapto e abusos” de vítimas menores que alegadamente conheceram via Roblox. Verdade ou não, a reputação da plataforma sofreu bastante nestes últimos meses, sendo agora obviamente necessário rever o acesso de crianças à plataforma.

O The Verge publicou um email que estará a ser enviado para os utilizadores e pais/tutores, que explica o que aí vem. No próximo mês, a plataforma pretende introduzir um novo tipo de conta que permite aos pais ou tutores o controlo completo sobre a conta e o que os menores fazem na plataforma. Uma conta de menores de 13 anos passará a ter limitações no chat e uma de menores de 8 anos precisará de autorização parental para conteúdo catalogado como “moderado”. Estas contas juvenis serão também ligadas a uma conta de um adulto (pais ou tutores) que providenciará dados de uso e ferramentas de bloqueio de conteúdo, tudo bloqueado com um pin ou, alternativamente, a mais segura autenticação de dois factores.

Obviamente, estas são medidas perfeitamente lógicas para menores, num jogo online com imensos elementos de interacção. No entanto, estamos a ver estas medidas surgirem depois desta investigação sombria trazer a lume casos graves e causar um notório mal estar geral. Com cerca de 80 milhões de utilizadores diários, sendo quase metade menores de 13 anos, parece-nos algo tardio.

Comentários

Comentários