S.T.A.L.K.E.R. 2 lançado com inúmeros problemas

Embora já pareça “vulgar” que os jogos mais antecipados sejam sempre lançados com problemas vastos, a GSC Game World até tem uma boa desculpa para os problemas técnicos de S.T.A.L.K.E.R. 2 – Heart of Chornobyl.
Convenhamos que a produção deste jogo não foi propriamente fácil. Recordando sucintamente o que aconteceu nos últimos anos, além da empresa enfrentar a dureza de uma guerra no seu país, Ucrânia, sofreu uma mudança de país, ataques informáticos e até incêndios nas suas instalações. O documentário que realizaram há umas semanas é um bom atestado de resistência desta produção.
Obviamente, não é sempre possível desculpar erros crassos de desenvolvimento, apesar de todos estes revezes. Até porque o jogo foi diversas vezes adiado, alegadamente para resolver problemas de polimento. Os jogadores não estavam propriamente a apressar o lançamento, compreendendo o tempo extra que esta produção foi obrigado a ter. Por isso, se calhar mais valia ter ficado mais um tempo “no forno”.
Quando foi lançado, STALKER 2 apresentou inúmeros problemas de instabilidade na performance, com quebras acentuadas de fotogramas, freezes e vários outros problemas de texturas e animações. Parece mesmo que o polimento do jogo tão apregoado a cada adiamento tinha sido esquecido, parecendo que estávamos perante uma versão de desenvolvimento e não um jogo final. A GSC parecia bem ciente disso mesmo e sentiu-se obrigada a emitir um pedido de desculpas mesmo antes da maioria dos jogadores pegarem no jogo:
A message from the GSC Game World Team.
Before you step into the Zone, we’d like to take a moment to share something from the heart. pic.twitter.com/wuLRAkq7Ba
— S.T.A.L.K.E.R. OFFICIAL (@stalker_thegame) November 20, 2024
Segundo o comunicado, a GSC entende que o jogo tem “arestas por limar”, recordando que nunca antes tinha lançado algo desta dimensão. Afirma-se comprometida por “estar lá, a monitorizar o feedback e a resolver rapidamente quaisquer problemas que precisem de atenção. A produtora Ucraniana garante ainda que tem “grandes planos” para o jogo, prometendo para já pequenas correcções com “precisão e frequência” até fazer actualizações maiores no futuro, deixando no ar algumas ideias maiores, provavelmente expansões ou novas adições de conteúdo.
Infelizmente, ainda não pudemos produzir a nossa análise a S.T.A.L.K.E.R. 2 – Heart of Chornobyl em parte porque não tivemos acesso antecipado ao jogo e também por causa destes problemas. Mas, não desesperem a análise está a caminho e contamos produzi-la nos próximos dias. Por agora, aguardem um pouco, até porque não quererão experimentar um jogo tão pouco polido como está.
Comentários