S.T.A.L.K.E.R. 2 poderá ser banido na Rússia
Depois de imenso activismo por parte da produtora de origem Ucraniana, GSC Game World, não é grande surpresa que há uma probabilidade de S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl vir a ser banido em território da Federação Russa.
Não é novidade para ninguém que as relações entre Rússia e Ucrânia estão practicamente impossibilitadas por causa da invasão Russa no leste da Ucrânia. Fruto de ataques incessantes de ambos os lados, a própria GSC até já foi obrigada a sair do país, sempre defendendo a sua produção, quase como um produto político de protesto e um marco de resistência perante adversidades.
Por causa disto mesmo, o site da produção até já estava bloqueado desde há algum tempo na Rússia, numa prática “normal” de Moscovo de perseguir ou proibir títulos e produções que se oponham ao seu regime. Há até relatos de ataques directos e roubos deliberados de informação contra a Rússia, que obviamente nega qualquer envolvimento nesses casos.
Quanto a S.T.A.L.K.E.R 2 em si, obviamente, haverá sempre imensa resistência no lado das autoridades Russas de ter em seu território uma produção de entretimento vinda do lado “inimigo”, especialmente se contém propaganda pró-Ucrânia no seu conteúdo. Não seria de esperar que as suas vendas fossem autorizadas naquele país ou sequer que a GSC fizesse questão de lá distribuir o jogo. Ainda assim, a abertura dos mercados digitais poderão quebrar barreiras… mas, não se o regime de Moscovo entendê-lo como um “perigo público”.
De acordo com a agência noticiosa RIA Novosti, o representante da Duma, Anton Gorelki, afirmou que, caso seja detectado conteúdo no jogo que “justifique terrorismo” ou seja “extremista” ou “anti-Russo“, Moscovo irá “adoptar medidas rígidas” contra o mesmo. Adiante, um legislador avisou que se cidadãos Russos comprassem o jogo via VPN ou outros meios-indirectos para quebrar uma proibição, também poderiam ser acusados de “terrorismo”.
Será, certamente, uma táctica de “arremessar medo ao ar” para ver se o cidadão comum Russo, aquele que continua a comprar entretenimento fora do país apesar de sanções e proibições, evita mais uma dose de propaganda adversa. É, ainda assim, uma manobra curiosa que parece dar imensa importância à potencial influência social e política dos videojogos.
S.T.A.L.K.E.R. 2 – Heart of Chornobyl está agora previsto para 20 de Novembro para Xbox Series X|S, PC e (certas subscrições) do Xbox Game Pass.
Comentários