Sem grande surpresa, XDefiant não é o sucesso desejado

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Há anos que a Ubisoft está a tentar encontrar outro jogo como serviço que tenha tanto sucesso (ou mais) que o seu fenómeno Rainbow Six: Siege. Ao que parece, XDefiant não é esse sucesso tão desejado.

Ninguém diria que é verdade há umas semanas. Apesar da recepção morna da crítica e dos jogadores, o facto do jogo ser “free-to-play” garantiu uma audiência sólida, na espectactiva que a primeira temporada se revelasse uma boa surpresa. Contudo, veio essa temporada e não parece que o jogo tenha mesmo se tornado uma preferência. Depois de registar mais de 1 milhão de jogadores simultâneos nas primeiras horas do seu arranque, recentemente o jogo declinou bastante e há muito que parece condenado.

Quem o diz, é o site Insider Gaming que cita diversas fontes junto da Ubisoft. Segundo o site, a produção da Ubisoft São Francisco tem “até ao final da actual terceira temporada” para melhorar a sua audiência ou a Ubi terá de tomar decisões. O site avança que actualmente a audiência média “luta para atingir 20 mil jogadores” em todas as plataformas, o que não será propriamente aceitável para quem decide. Claro que, até à data, nada disto foi oficialmente confirmado ou desmentido pela produtora e editora Francesa.

A contribuir para este declínio estará uma luta por conseguir cativar os jogadores no seu conteúdo e na sua performance, também não ajudando muito a forma como os jogadores foram tratados nas suas críticas. A pressão sobre a Ubisoft São Francisco já se tinha feito sentir com dezenas de despedimentos recentes na grande leva dos últimos meses. Diz o artigo que apenas 10 produtores trabalham actualmente no jogo, o que, a ser verdade, parece muito pouco para um “jogo como serviço”, tão cheio de dificuldades. Obviamente, com uma equipa tão reduzida, os actuais produtores sabem que, se falharem, é possível que sigam o mesmo destino que os demais. Para a Ubi, é tão fácil como “puxar a ficha”.

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