Sem surpresa, filme de Borderlands é um fracasso

borderlands-movie-poster-HD-scaled

Numa era em que as adaptações de jogos em filmes e séries até correm bem, nem todos os projectos vingam. O filme Borderlands já tinha dado alertas e acabou por ser alvo de duras críticas. Por isso, era de esperar que fosse o fracasso que foi.

Quando foi revelado na conferência da Gearbox Software na extinta E3 2021, ficou no ar a ideia que poderia ser um projecto interessante. Todavia, as notícias nem sempre foram boas, revelando uma produção atribulada, com muitos adiamentos, passando anos em pós-produção. Ainda assim, especialmente por causa da multitude de caras conhecidas, ainda havia esperança que algo positivo viesse aí, especialmente porque os trailers indicavam algo positivo.

Mas, como revelámos, as primeiras impressões de críticos e convidados das ante-estreias foram devastadoras, deixando no ar a forte possibilidade de o filme ser uma enorme desilusão, em especial para os fãs. A estreia veio e, apesar do optimismo, confirmou-se o pior. À hora desta notícia, o site Rotten Tomatoes dá-lhe apenas 9% no “Tomatometer” e uns mais simpáticos 51% na cotação da audiência. Entre as maiores críticas está o tom cómico desmiolado, que faz lembrar Guardians of the Galaxy mas que não possui a qualidade necessária, além de uma constante acusação de “tom barato” que o filme tem, apesar do orçamento claramente elevado que teve.

Segundo a Forbes, até à data o filme arrecadou (apenas) pouco mais de 9 milhões de dólares em receitas de cinema a nível mundial, o que é uma marca incrivelmente reduzida, se considerarmos que o filme terá custado “entre 115 e 145 milhões de dólares” (estimado) para produzir. Foi um fim-de-semana de estreia que não deu para aumentar o hype e fica no ar a dúvida se a longo prazo chegará sequer perto de reaver o valor investido, mesmo que seja rapidamente “empurrado” para o vídeo/streaming.

Resta-nos desejar que a Gearbox Software não deixe a franquia ser muito afectada pelo fraco desempenho do filme. Afinal, foram os jogos que geraram o filme e não o contrário. Um quarto jogo Borderlands tem sido muito mencionado por aí e até o director da série e fundador da Gearbox, Randy Pitchford, anda a lançar teasers de um possível Borderlands 4 no horizonte. Assim seja, porque o filme, pelos vistos, é para esquecer.

Comentários

Comentários