Sem surpresa, Rocksteady Games afectada com despedimentos

suicide-squad-kill-the-justice-league (6)

Conforme já deu para perceber mesmo antes do lançamento, Suicide Squad: Kill the Justice League não foi o sucesso pretendido. Longe dos seus tempos áureos, a Rocksteady Games deve estar a pagar por isso.

É injusto dizer que a produtora da famosa e aclamada série Batman Arkham não sabe produzir jogos, especialmente com super-heróis. Contudo, o conceito de Suicide Squad foi bem além das qualidade narrativas e de jogabilidade dessa série original, forçando um género de “jogo como serviço” (mais um) que caiu claramente ao lado. O seus resultados negativos mergulharam ainda mais as franquias da DC Comics e Warner Bros. num momento negativo, exacerbado por outro “flop” recente, Gotham Knights.

Na nossa análise a Suicide Squad, ficámos com uma boa sensação do jogo, apreciando a sua acção cooperativa, registando alguns momentos altos e prevendo que a Rocksteady pudesse melhorar a oferta geral, acrescentando ao seu “end game” muito mais “material”. Só que isso não aconteceu, nem mesmo com épocas de conteúdo adicional que falharam novamente em cativar possíveis interessados.

Segundo avança o site eurogamer.com, fontes seguras revelam que estão para acontecer reduções de staff em vários sectores da produtora. Em particular, é avançado o despedimento de 17 pessoas de um departamento absolutamente crítico para a qualidade dos seus jogos, exactamente a do controlo de qualidade. A equipa é reduzida para menos de metade, de 33 para apenas 15. No que toca aos demais departamentos, não foram revelados quantos mais funcionários foram afectados mas, mesmo os que ficaram, estão agora a braços com óbvio trabalho extra.

Se calhar, está na altura da Warner (e, sejamos sinceros, todas as outras editoras com IPs gigantes) de voltar às origens, capitalizando bem onde os seus estúdios estão mais à vontade. Porque não um novo jogo de Batman ou de Superman? Em vez de “matarem” a Liga da Justiça ou o próprio Batman, porque não trazer esse jogo que em tempos corria o rumor estar em produção? Se estes conceitos tivessem a mesma qualidade dos jogos anteriores que deram nome à Rocksteady, seriam sucessos garantidos, palavra dos fãs. É que esta era de “reinventar a roda” com franquias e conceitos pensados para o lucro rápido, já demonstrou não ter grande efeito entre os que realmente compram os jogos.

Comentários

Comentários