Série de Televisão Halo cancelada

HaloParamount

Depois de cometer “sacrilégios” como tirar o capacete a Master Chief e ao tentar “recontar” o vasto lore da franquia de jogos “à sua maneira”, a série televisiva de Halo foi inevitavelmente cancelada pela Paramount+.

Quando um enredo é tão intrincado, contado num determinado número de videojogos, gerando uma legião de fãs, definindo até uma marca de consolas (Xbox) e marcando uma geração, é bom que a sua adaptação a filme ou série de TV faça jus a esse legado, honrando os pontos fortes que introduziu. Convenhamos que a série televisiva Halo falhou em quase todos estes pontos, trazendo apenas uma pequena porção da acção e desvirtuando algumas das bases elementares do lore.

Em produção desde 2013, então com Steven Spielberg como produtor, a série passou por vários problemas de produção e concepção, chegando à esperada estreia só em 2022. Contudo, as reacções foram, no mínimo, divisórias. Talvez o facto de Master Chief nunca ter tirado o capacete nos jogos para revelar a cara fosse algo complicado de fazer num mundo em que as estrelas de Hollywood são pagas exactamente pela sua imagem. Mesmo sendo uma autêntica “imagem de marca” da franquia, o capacete lá saiu e “identificou” John 117. Os fãs não gostaram, mesmo nada, até porque aconteceu logo nos primeiros instantes da série mas o pior ainda viria a acontecer.

Não só toda a acção que permeou a franquia de jogos passou para um claro segundo plano, como o ritmo da sua história foi lento e algo desligado do lore principal dos jogos. Pior, Master Chief foi demasiado “humanizado” quando em Halo a sua personalidade mais fria e calculista é um claro trunfo. Para muitos, porém, a “gota de água” foi uma cena de sexo entre o Spartan e uma extraterrestre, nem tanto por se tratar de algo gráfico, mas por ser perfeitamente desnecessária e sem acrescentar nada ao enredo básico e, pior ainda, colocaram Cortana a observar toda a cena. Até os criadores da franquia ficaram perplexos.

Antes mesmo da estreia da primeira temporada, a Paramount já tinha confirmado uma segunda. Contudo, quando a segunda época esteve para estrear, com um trailer que até deixou boa impressão, o entusiasmo já não foi o mesmo. A história foi até bem adaptada, pegando nos eventos da queda de Reach, abrindo caminho para os eventos que levariam à história do primeiro jogo, algo que tudo levava a crer seria contado numa terceira temporada.

Ao site Variety, porém, a Paramount + confirmou que “a série Halo não terá uma terceira temporada neste serviço”, efectivamente terminando-a no final da segunda temporada no seu serviço. Dificilmente a detentora dos direitos Microsoft, a produtora dos jogos 343 Industries ou a produtora da série televisiva Amblin Entertainment poderão dar continuidade ao projecto noutro serviço, pelo que podemos considerar esta série como cancelada. Ainda é possível que isso venha a acontecer, mas quem é que quer realmente pegar nesta história comprometida e com críticas tão díspares?

Comentários

Comentários