Sony assinala 30 anos PlayStation com um vídeo e nostalgia

PS1logo

Hoje mesmo celebram-se 30 anos da marca PlayStation, mais concretamente, celebra-se o lançamento da primeira consola da marca. Por isso, a Sony assinala esta data com um novo vídeo de celebração e uma curiosidade.

Para todos os efeitos, são 30 anos de persistência, por isso o tema remisturado de “Linger” (“Permanecer”) dos The Cranberries é francamente apropriado. Nem todas as apostas da Sony foram positivas, a concorrência foi fortíssima, por vezes feroz, mas a marca lá “permaneceu” ao longo dos anos, contra muitas conjecturas e “previsões” negativas que a PlayStation e suas sucessoras não vingariam. Recordamos que a primeira PlayStation foi uma “teimosia” da Sony em criar a sua própria consola, depois da Nintendo a ter “traído” por quebrar um contrato de criação de uma consola conjunta (mais sobre isso aqui).

O vídeo foca-se mais nos videojogos, mostrando maioritariamente os de maior sucesso e os mais vistosos que tenham evoluído bastante a nível gráfico. Mas, a história da marca não se faz apenas de videojogos e é pena que a Sony não tenha dedicado mais tempo a falar do hardware, em especial das consolas que marcaram várias gerações de jogadores. Mas, enfim, num coincidente paralelo com a célebre pergunta “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?” temos de perguntar “o que é que vende mesmo uma marca, o software ou o hardware?” A Sony responder assim:

Talvez a honra ao hardware original não tenha um vídeo dedicado mas é dada na mesma de uma forma muito peculiar. Se nestes dias ligarem a vossa PlayStation 5, notarão que há uma nova actualização de firmware. Quando o fizerem, porém, notarão que esta não é uma mera actualização para “melhorar performance”. Assim que a consola reiniciar, notarão que o “boot” ou o arranque da consola será o da… primeira PlayStation. O ecrã inicial surge, com os devidos sons nostálgicos de há 30 anos.

Também é possível ir às opções para personalizar o aspecto e demais sons da consola para algo ainda mais retro. A opção do 30º Aniversário adiciona novos painéis de fundo e sons baseados nas antigas consolas da marca. Não irão, obviamente, emular o hardware antigo mas é uma simpática viagem ao passado. Infelizmente, por motivos que desconhecemos, parece que esta personalização é apenas temporária e não terão muito tempo para a experimentar nas vossas consolas. Não faz grande sentido ir tão além para criar esta surpresa para dentro de dias, semanas ou meses removê-la.

De facto, por nós, ficaríamos com estes fundos indefinidamente na nossa PS5. Afinal, as consolas clássicas representaram o que de melhor tivemos a nível de gaming na História dos videojogos. Para quê remover esta relíquia digital? Enfim…

Comentários

Comentários