Sony pode estar prestes a adquirir dona da FromSoftware

bloodborne-chalice-dungeon-screen-01-ps4-us-06mar15

Segundo um relatório recente, a Sony Interactive Entertainment estará em vias de adquirir o conglomerado multimédia Japonês Kadokawa, que possui vários investimentos na indústria, incluindo a prolífica produtora FromSoftware.

Quem o diz é a agência Reuters que cita “duas fontes familiares com o assunto”. Ao que parece, as duas empresas estarão já em negociações, com uma possível conclusão do negócio a acontecer “nas próximas semanas”. Neste momento as acções da Kadokawa tiveram um aumento de 23% e as da Sony subiram 0.6%, subidas na cotação certamente motivadas por estes rumores.

Anteriormente, a Sony já detinha 2% de participação na Kadokawa, pelo que o “namoro” não é de agora. Além da produtora de Dark Souls, BloodBorne ou Elden Ring, a empresa tem também sob a sua alçada as produtoras Spike Chunsoft (Draganronpa) e a Acquire (Mario & Luigi: Brothership). Poderá ser uma das maiores operações do ano, certamente uma das maiores aquisições para a SIE, trazendo para si uma série de potenciais exclusivos de peso no mercado. Alguém disse Bloodborne 2?

Para a Kadokawa, porém, esta pode ser uma autêntica “bóia de salvação”. Apesar do sucesso de títlos como Elden Ring e outros, a empresa está a braços com uma crise interna, desde que me 2022 o presidente Tsuguhiko Kadokawa foi preso por acusações de suborno em torno dos Jogos Olímpicos de 2020. O presidente haveria de se despedir em 2022 mas os problemas continuaram. Ainda neste ano, a Kadokawa foi alvo de um ataque informático, tendo sido furtados 1.5 terabytes de dados internos, inclusive informação privada de pessoal e dados de utilizadores. Assim sendo, não só o custo de aquisição pode ter sido menor, como a SIE poderá herdar aqui alguns problemas complicados para resolver.

Até à data, porém, toda esta informação terá de ser classificada como um rumor. Segundo a Reuters, as duas empresas recusaram comentar a notícia. Costa que a SIE informou que não comentaria e a Kadokawa informou que “não podia comentar”. O que é uma escolha de palavras, digamos, curiosa.

Comentários

Comentários