Sony revela as especificações da PlayStation 5

Playstation4logo

A PlayStation 5 está sob a responsabilidade de Mark Cerny, o arquitecto que trabalhou na PS Vita e PS4. Numa recente entrevista ao Wired, Cerny indicou que os últimos anos de trabalho não serão apenas para uma mera actualização ao que temos hoje em nossa casa.

Nesta entrevista foram reveladas, pela primeira vez, as especificações da nova consola da Sony e as principais preocupações que tiveram quando começaram a planear a consola que irá iniciar a próxima geração.

Entre essas preocupações estão os disco rígidos e os tempos de carregamento do jogos. Para conseguir melhorias drásticas nos tempos de carregamento, Cerny explicou que a PS5 (o nome ainda não foi confirmado) irá dar uso a um SSD. Na demonstração prática, Cerny comparou a duração de uma viagem rápida em Marvel’s Spider-Man. Na PS4 Pro, a essa acção levou 15 segundos para ser concluída, enquanto no devkit da nova PlayStation, foram precisos apenas 0.8 segundos.

Para além disso, o arquitecto da Sony confirmou que a consola terá suporte para resoluções 8K, mesmo estando ciente que o foco actual do mercado ainda está inclinado para 4K. Em termos de hardware podemos contar com um processador com 8 núcleos da AMD (7nm Zen 2), baseado na terceira geração da gama Ryzen e uma placa gráfica personalizada derivada da família Navi da Radeon. O mais impressionante é o facto da futura consola ser compatível com a tecnologia Ray-Tracing, usada maioritariamente pelo cinema e responsável por modelar o percurso da luz e simular a sua interacção com as mais variedades superfícies presentes nos ambientes 3D, fornecendo ambientes muito mais realistas.

Outra preocupação dos consumidores era a possibilidade desta consola tornar-se inteiramente digital, mas pela entrevista, ficamos a saber que continuará a dar suportes a discos físicos e sabemos agora que será retro-compatível com a PlayStation 4.

Não temos ainda datas sobre o seu lançamento ou apresentação, mas sabemos que vários estudos já estão a trabalhar em jogos para a próxima geração.

Comentários

Comentários