Sony terá interrompido a produção do PSVR 2

psvr-2-39

Ainda há quem tenha dúvidas se a Realidade Virtual veio mesmo para ficar. Também há algumas dúvidas se o PlayStation VR 2 é mesmo um sucesso de vendas. Pelo menos por agora, parece que as coisas não estão a correr muito bem.

Embora seja bem mais vendável que o seu antecessor, sem dúvida o PSVR 2 foi um movimento arriscado para a Sony. As previsões iniciais não foram as melhores, com o dispositivo a ficar um pouco aquém das expectativas iniciais pré-lançamento. Não ficámos lá muito impressionados com o nosso sucinto e algo “frio” contacto com o dispositivo, fruto também de uma fraca campanha de divulgação da própria Sony, especialmente no nosso país.

Talvez esta “frieza” se transportasse para os fãs, uma vez que é frequente ver imensos PSVR2 nas prateleiras das lojas e, de um modo geral, não é que vejamos grandes títulos serem lançados para este dispositivo. Os motivos para tal perda de interesse são diversos, a começar pelo preço, é um produto Premium que mais caro que uma consola PlayStation 5, que também precisa de uma para funcionar, nunca será muito atractivo. Depois é a falta notória de títulos sonantes para experimentar o dispositivo em si.

Actualmente, o PSVR tem algumas boas experiências simples ou curtas, que mais parecem demonstrações de capacidades. Servem o objectivo do produto, sem dúvida, mas estamos longe de algo mais envolvente, como simulações, por exemplo. Nos géneros e tipos de jogo já disponíveis, o PSVR2 é claramente uma “novidade” para jogar algo rápido, o que também parece ser o mote para as próprias produtoras de videojogos. Para todos os efeitos, os dispositivos de realidade virtual, mesmo tão avançados que são actualmente, continuam a ser uma experiência “à parte” no mundo dos videojogos.

Por isso, talvez a Sony precise pressionar um pouco o travão. Segundo avança o site Bloomberg, a produção do PSVR2 terá sido interrompida nas fábricas. O motivo será o excesso de stock ainda por escoar, já que as vendas não estão a correr como previsto. O site avança mesmo que o dispositivo terá vendido apenas 2 milhões de unidades mundialmente, não especificando se são vendas concretas ao cliente final ou vendas para o stock de lojas. A julgar pelo que vemos nas prateleiras, apostaríamos mais na última hipótese.

Mas, não julguem que é um problema exclusivo da Sony. Apesar do novo e caríssimo Apple Vision Pro ser algo popular, nem todos terão capacidade financeira para comprar o que, praticamente é o equivalente a cerca de cinco ordenados mínimos. Também a Meta tem vindo a anunciar que a sua linha Meta Quest não está a vender tão bem como o esperado. De um modo geral, todos os fornecedores de dispositivos e plataformas de suporte se queixam também de falta de conteúdo atractivo para os utilizadores como motivo da fraca procura.

O que se segue para o PlayStation VR 2? Bom, podemos ver o que a Sony tem feito com a própria consola para tentar adivinhar o futuro próximo do dispositivo. Se a consola é alvo de tantos cortes de preço ocasional, também o PSVR2 o será em breve, numa tentativa de escoar o máximo stock possível. Se realmente a produção parou, porém, é bem possível que a retoma dessa produção não aconteça tão cedo, podendo mesmo nem ser retomada se não houver uma solução drástica.

O que é irónico nisto tudo, é que na altura do lançamento muitos meios informativos, como nós, foram informados que “não haviam unidades suficientes” para distribuir e permitir um teste local. Nem mesmo era possível testar o equipamento em algum evento nos primeiros dias de lançamento. Agora, pelos vistos, há unidades “a mais” no armazém. Como dissemos, irónico.

Comentários

Comentários