Square Enix pretende mais qualidade e menos quantidade
A Square Enix vai mudar de estratégia comercial, apostando “mais na qualidade, que na quantidade”. Este seu novo foco quer apostar mais nos jogos AAA e deixar de lado as produções menores ou que envolvam riscos.
Sempre que ouvimos esta frase, de apostar “mais na qualidade que na quantidade”, ficamos divididos. É que fica sempre no ar a ideia a produtora está a assumir que, de facto, não havia sempre uma aposta na qualidade anteriormente. Olhando para o passado recente, de facto a produtora e editora apostou em títulos perfeitamente falíveis, como Marvel’s Avengers, que perdeu mais de 60 milhões de dólares no investimento, o autêntico fracasso a todos os níveis de Babylon’s Fall, o não menos fracassado e apressado Forespoken que levou mesmo ao encerramento do seu estúdio e ainda o incompreendido Marvel’s Guardians of the Galaxy que, apesar de amplamente agraciado pela crítica, falhou em atingir as vendas pretendidas.
Todos estes jogos deram prejuízo à empresa Nipónica. Por isso, a nova estratégia é a de apostar em “Reboots e Awakens” num prazo de três anos. Isto envolve reeditar e recuperar várias “franquias grandes e jogos AAA” em carteira. Este plano visa também lançar jogos multi-plataforma para PlayStation, Xbox, Nintendo e PC, parecendo assim que irá por de lado os exclusivos de plataforma, como tem sido os jogos lançados no remake de Final Fantasy XVII. A ideia da marca é “manter e construir as bases de fãs das maiores franquias por regularmente lançar jogos AAA”. Para essa “construção”, são precisas mais plataformas, por mais que a exclusividade seja sempre bem paga pelas marcas de hardware.
Aqui entre nós, é uma excelente ideia que qualquer marca reduza a quantidade de jogos para se focar nos seus maiores títulos e franquias. É uma aposta lógica que tem como principal interesse a comunidade de jogadores, afinal que gasta dinheiro nestas coisas. Contudo, um jogo AAA tem uma etiqueta de preço sempre elevada. Lançar jogos com uma regularidade maior, por exemplo na série Final Fantasy, pode mostrar-se um pouco complicado de manter por muito tempo e ainda mais complicado para os fãs desembolsarem.
Comentários