Star Wars Battlefront: Classic Collection lança ira entre os fãs

SWBFclassic

Os estúdios Aspyr Media não parecem estar num bom momento com a franquia Star Wars. Depois do (aparente) flop interno com o remake de KotOR, o relançamento dos clássicos Star Wars Battlefront levantou protestos.

Não vamos, obviamente, dissertar sobre a qualidade de produção deste estúdio, até porque já trouxe reedições de clássicos com qualidade, como as remasterizações dos clássicos Tomb Raider e dos originais KotOR e KotOR II (não o remake, como já mencionámos). Mas, parece que a sua “reputação” como bons reeditores de clássicos para o hardware moderno já não é bem aplicável.

Tudo por causa da compilação para PC Star Wars Battlefront: Classic Collection, que nem figura no seu catálogo oficial de produções. Este pacote inclui os clássicos Battlefront de 2004 e Battlefront II de 2005, incluindo todos os bónus de mapas e personagens jogáveis, recuperando a jogabilidade clássica e modos de jogo. A promessa era recuperar os modos offline mas especialmente os modos online que tornaram estes dois jogos únicos. Mas, a entrega, infelizmente, foi outra.

A compilação foi lançada ontem numa condição absolutamente deplorável e o fãs fizeram-se ouvir. Além de vários problemas gráficos, jogo “crasha” frequentemente, tem falta de cenas intermédias, vários pequenos bugs enervantes mas, o pior de tudo, o online funciona mal, quando funciona, frustrando alguns jogadores que nem se conseguem ligar. Sendo este, de longe, o modo mais popular, seria de esperar outro esmero da produção.

Alguns jogadores afirmam mesmo que os problemas de ligação são causados por uma aparente falta de investimento da produção. Segundo eles, muitas das falhas de ligação são causadas por falta de “slots” ou no matchmaking, alegando que o estúdio apenas disponibilizou uns três servidores para toda a comunidade. O que a ser verdade seria, no mínimo, embaraçoso.

Entretanto, a Aspyr está consciente dos problemas e pede a ajuda dos fãs, além de alguma paciência. No entanto, os fãs não estão a demonstrar esta paciência. Pelo menos no Steam, as apreciações são maioritariamente negativas e as reacções noutros locais não são melhores. Afinal, esta é uma das séries mais amadas dos fãs de Star Wars, bem antes da Electronic Arts fazer o seu reboot (esse menos bem sucedido que os originais). A ideia geral é que a Aspyr não poliu o jogo antes do lançamento, aparentemente apressando-o sem efectuar o devido controlo de qualidade.

E há muito em jogo com esta produção. A Aspyr faz parte do problemático Embracer Group e poderá sofrer bem mais com estes problemas que apenas umas más análises. Depois do alegado afastamento da produção do remake de KotOR, este lançamento “em falso” pode deixar a direcção do grupo mais “receptiva” a uma nova restruturação, que é, pelos vistos, o que mais preferem fazer nos últimos meses.

Comentários

Comentários