Steam estreia funcionalidade para gravar sessões de jogos

GRSteam

Já conhecem programas como o OBS e outros para gravar sessões de jogos. Há também dispositivos externos de gravação para o efeito. Agora, o próprio Steam tem Game Recording para gravar, editar e partilhar ou exportar vídeos em jogo.

Esta nova funcionalidade permite gravar clips de jogabilidade de qualquer título na plataforma, sem aquela ansiedade de colocar um programa a gravar e lembrar-se de salvar o clip a tempo. Tal como já temos nas consolas, o Game Recording grava automaticamente as sessões de jogo em background, exclusivamente do jogo, não gravando nada no vosso ambiente de trabalho. Estes vídeos são depois disponibilizados para visualização directa no próprio cliente do Steam ou via Steam Overlay, podem ser editados em dimensão e prontamente partilhados ou exportados para ficheiro.

A funcionalidade é também inteiramente opcional, podendo ser desligada se não a quiserem usar. A Valve diz que usar 120 minutos de gravação (opção por defeito) em Alta Qualidade, poderá ocupar mais de 10GB de espaço por gravação mas mexendo nas definições é possível reduzir bastante este espaço em disco (ou aumentar se quiserem a máxima qualidade e duração). Podem gravar só o áudio do jogo ou incluir o som do computador (cuidado com as músicas que ouvem) ou a vossa narração via microfone.

Para já esta funcionalidade está apenas disponível na versão Beta do Steam, prevendo-se um período de testes nas próximas semanas até ser lançado na versão final da plataforma. Para testarem o Game Recorder, precisam de correr o Steam nesta versão Beta, o que também poderá trazer alguns bugs e erros temporários nesta versão. Também é de notar que as Betas do Steam exigem muitas mais actualizações periódicas.

Comentários

Comentários