Steam publicou mais de 14 mil jogos em 2023

steamhd

Não é só a loja mais famosa de jogos para PC, o Steam é também uma excelente plataforma de lançamento para jogos, desde os AAA aos Indies mais experimentais. 2023 foi um ano recorde em lançamentos.

De acordo com o “suspeito do costume”, o site de estatísticas dedicado ao Steam, o SteamDB, foram lançados no ano passado 14535 jogos, mais cerca de 2000 que em 2022, representando um recorde absoluto de lançamentos. E neste ano que ainda agora começou, já foram lançados mais de 149 jogos em apenas cinco dias (à hora desta publicação), um bom indicador que o ritmo não parece abrandar.

A explicação para a quantidade de jogos lançados é óbvia. Não só há cada vez mais produções com acesso a ferramentas de criação de jogos (Unreal Engine, Unity, Godot etc), como a Valve tem vindo a aligeirar bastante o critério de publicação, permitindo títulos cada vez mais eclécticos. O que, claramente, também tem criado algumas aberrações e jogos menos polidos, alguns claramente rudimentares e outros absolutamente intragáveis, ao ponto de serem removidos mais tarde das vendas.

Este relaxamento nos critérios tem também gerado alguma insatisfação entre os utilizadores. Há agora milhares de jogos de qualidade duvidosa publicados constantemente, incluindo alguns jogos asiáticos de cariz pornográfico, que enchem as lista dos mais vendidos ou mais antecipados. Por outro lado, alguns produtores e editores mais engenhosos usam o sistema de avaliações e listas de desejos para colocar os seus jogos na página frontal, onde deveriam só estar os destaques reais de jogos realmente interessantes.

É claramente um efeito secundário da democratização na criação de videojogos. A dada altura, a Valve terá de tomar uma decisão quanto a tornar o processo mais refinado ou então a tratar dos destaques e listas de sugestão de forma mais cuidada.

Comentários

Comentários