Take Two Interactive adquire Gearbox Software ao Embracer Group
![gearbox](https://admin.wasd.pt/wp-content/uploads/2023/09/gearbox.jpg)
No âmbito das recentes medidas de restruturação e redução de dimensão do Embracer Group, sabíamos que a Gearbox Software estaria à venda. Finalmente confirma-se, com a Take Two Interactive a “chegar-se à frente”.
De acordo com a nota de imprensa publicada online, o negócio custará à Take Two 460 milhões de dólares pela aquisição do estúdio que criou a série Borderlands. Isto inclui também a aquisição dos estúdios Gearbox Montréal e Gearbox Quebec e também dos IPs Borderlands, Homeworld, Risk of Rain, Brothers in Arms e Duke Nukem. Contudo, não contempla a editora Gearbox Publisher, nem os Cryptic Studios, Lost Boys Interactive e Captured Dimensions, divisões que se mantém no grupo Embracer para serem absorvidas, vendidas ou encerradas.
Uma vez mais, como vimos no caso da Saber Interactive, há aqui tanto uma desvalorização do estúdio, que foi comprado pelo grupo Embracer em 2021 por 1,3 mil milhões de dólares, mas também há uma enorme perda de capital investido. Para o grupo, porém, este é um momento de consolidação financeira, pelo que qualquer subtracção de passivo e injecção de capital será bem vinda.
A Take Two Interactive detém alguns dos mais conhecidos estúdios, licençãs e marcas nesta indústria. Entre elas, está a 2K Games com as suas muitas séries famosas e também a icónica Rockstar Games que dispensa apresentações. O seu “namoro” com a Gearbox não é de agora, uma vez que a 2K já participava na edição e distribuição da série Borderlands (e também de Duke Nukem Forever). Por isso, é até uma aquisição, digamos, familiar para ambas as partes.
Comentários