Também o Reino Unido se opõe ao negócio Microsoft – Activision
Depois de ficarmos a saber que a Comissão Europeia se opõe oficialmente ao negócio da compra da Activision por parte da Microsoft, também o Reino Unido mostrou oposição, indo até um pouco mais longe.
Segundo o seu comunicado, a Autoridade para a Concorrência no Reino Unido (Competition and Markets Authority) deliberou que, se este negócio se concretizar, irá mesmo afectar negativamente a actual concorrência entre plataformas, com particular destaque no mercado das consolas.
Com o estudo realizado, a CMA concluiu que a Microsoft não consegue garantir que não irá tornar Call of Duty exclusivo das suas plataformas, especialmente no Xbox Game Pass. Por outro lado, pode torná-lo mais “apetecível” na sua plataforma com conteúdo exclusivo ou reservado, com preços ou timings diferentes ou até com redução na qualidade noutras plataformas, entre outras possibilidades.
A CMA elabora um interessante ponto de raciocínio, que também já tínhamos abordado. Se tiver tudo nas suas mãos, depois do negócio ter sido aprovado, o que impede a maior empresa de software do mundo, com uma forte presença mundial, de simplesmente fazer bluff, insinuar que irá “portar-se bem”, para depois dar o golpe de misericórdia na concorrência?
Com a oposição do governo do Reino Unido, em conjunto com quaisquer outras “reticências” colocadas nos EUA e União Europeia, o negócio pode cair por terra. Ao jornal Financial Times, o muito criticado CEO Bobby Kotick já tinha ridicularizado o “frágil governo britânico” pela sua posição, acusando-o de “não ter pensamento independente”, referindo-se a uma pretensa vassalagem à autoridade Norte-Americana, FTC.
Para além de Kotick ser um dos principais causadores do descalabro de opinião pública e da crítica interna no seio da Activision e Blizzard, a sua opinião, neste momento, não é propriamente oportuna. Nada disto abona em favor das partes envolvidas. Todo o tipo de decisões, posições e respectivas críticas inflamadas, podem apenas piorar a viabilidade do negócio… e até o futuro da Activision.
O sucesso recentemente anunciado, pode muito bem ser impulsionado pela perspectiva da compra se concretizar. Mas, se realmente não acontecer, uma quebra de valor de mercado e de investimento pode acontecer. Algo que até poderia causar a venda de empresas ou de propriedades intelectuais (jogos) no grupo. Os “tubarões” já rondam…
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