The Callisto Protocol cancelado no Japão

TheCallistoProtocol

Lançar um jogo em alguns países, pode ser um processo complexo. Que o diga os Striking Distance Studios que no Japão viram o seu The Callisto Protocol alvo de censura e tomaram a decisão de o cancelar por lá.

Se acompanharam a promoção deste jogo, saberão que tem violência abundante, com várias formas violentas de morrer ou de matar os tenebrosos alienígenas. Infelizmente, a autoridade de certificação etária no Japão, a CERO, recusou dar uma classificação ao jogo, a não ser que a produtora Striking Distance e a editora Krafton fizessem “alterações” no conteúdo. A resposta das duas empresas foi esta:

Tradução: “Foi decidido que modificar o jogo para obter uma classificação não iria trazer a experiência que os jogadores esperam. A certificação CERO não foi obtida”. O que, por outras palavras, significa que a produtora se recusou a efectuar as alterações solicitadas e, por que não obteve uma classificação, o jogo não será lançado no Japão.

Embora não seja possível saber quais elementos a CERO queria censurar, noutros lados o jogo recebeu já várias classificações elevadas para adultos. Na agência Americana ESRB, por exemplo, tem a classificação Mature 17+ que menciona “Sangue e Gore, Violência Intensa, Linguagem Forte“.

Um dos elementos que tem atraído a atenção dos jogadores, é exactamente esta violência extrema em jogo. A equipa de produção alega mesmo que estudou eventos reais de violência como inspiração. Que se oponha a mudar algo no que é, exactamente, o chamariz do jogo, não admira.

Recordamos que The Callisto Protocol está “Gold” e será lançado a 2 de Dezembro na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC… menos no Japão…

Comentários

Comentários