Ubisoft adia (outra vez) Skull & Bones e cancela jogos

skull-bones

Algo não está bem na Ubisoft. Depois de anos a lançar títulos num sequência impressionante, o ritmo claramente abrandou. O eternamente adiado Skull & Bones foi outra vez adiado e três jogos foram cancelados.

Que jogos são esses? Não sabemos ao certo, uma vez que eram abordados como títulos de produção interna, “não anunciados” e sem referência a franquias onde se inseriam. Segundo a nota de imprensa lançada, o co-fundador e CEO Yves Guillemot, o cancelamento surge depois de “dinâmicas de mercado contrastantes”, falando da tendência actual para “mega-marcas e jogos “live” duradouros” que diferem das apostas da Ubi.

A título de exemplo, Mario + Rabbids: Sparks of Hope e Just Dance 2023, diz o executivo, “não tiveram bom desempenho”. Não estamos a ver como a Ubisoft poderia esperar que estes dois títulos pudessem salvar as suas vendas anuais. Talvez o jogo da Switch pudesse vender bem mas é um título de uma só plataforma. O que fez sempre a Ubi “mexer” foram as suas maiores séries multi-plataforma.

Convenhamos que em 2022 só tivemos um jogo sonante lançado pela produtora e editora Francesa, Rainbow Six: Extraction e todos sabemos como foi um “tiro ao lado”. Mas, esse lançamento não entra para as contas, já que aconteceu em Janeiro de 2022, ainda no ano fiscal de 2021/2022. Desde então, tirando umas apostas inócuas em jogos online, este foi um ano fiscal desapontante em lançamentos para a Ubi.

Por causa disto, a empresa perdeu dinheiro, 10% abaixo dos alvos previstos em relação ao período homólogo no ano passado, cerca de 100 milhões de Euros menos. Na nota à imprensa, a empresa prevê que até ao final deste ano fiscal venha a ter perdas totais na ordem dos 500 milhões de euros nos lucros, juntando a isso a tal falta de grandes IPs recentemente lançados, estes cancelamentos e, claro, mais um adiamento de peso.

Pela nossa contagem este é o sexto adiamento de lançamento para Skull & Bones. Anunciado em 2017 mas em produção bem antes disso, teve sucessivos revezes. Mesmo assim, houve uma fase Alpha e pedidos de confiança da produção que deram confiança. Esteve mesmo apontado para Novembro do ano passado, sendo revelados os requisitos de PC. Mas, falhou também essa janela de oportunidade. A última data de lançamento prevista era de 9 de Março mas, adivinhem, também não vai cumprir essa data.

Skull & Bones está agora apontado para o próximo ano fiscal. O que significa que poderá ser lançado entre Abril deste ano e Março de 2024. Como sempre este adiamento acontece para “polimento e balanceamento”. Já são quase 10 anos de produção e 6 de constantes adiamentos.

Comentários

Comentários