Ubisoft cancela XDefiant e despede centenas
Para surpresa que quase ninguém, a Ubisoft caiu na realidade que já muita gente tinha concluído. XDefiant era um projecto defunto e só faltava anunciar o seu fim. Infelizmente, com o seu cancelamento, centenas foram despedidos.
Desde que foi lançado, até mesmo durante as fases antecipadas, este shooter “free-to-play” não entusiasmou muita gente. Não apenas por causa dos seus problemas técnicos no arranque, mas também por algumas opções de concepção que não pareceram nunca funcionar como pretendido. Os jogadores começaram a demonstrar o seu desagrado e, apesar do seu conceito “free-to-play”, a debandada foi evidente. A produção nunca entendeu muito bem a mensagem, primeiro antagonizou os (poucos) persistentes, depois pediu confiança por garantir que o jogo era para continuar, não uma, mas duas vezes.
Ora, se um jogo não rende em vendas directas (fruto do modelo pelo qual optaram), se a sua produtora e editora está a passar um momento absolutamente péssimo, era mais que evidente que era uma questão de tempo até a Ubi “puxar a ficha” a XDefiant. Afinal, o jogo estava mesmo a morrer e este é capaz de ser um acto de misericórdia para evitar pior humilhação. O jogo foi objectivamente cancelado, com toda a produção efectivamente parada, mas o encerramento em si será faseado.
A partir desta semana, o jogo será já removido de todas as lojas e plataformas digitais onde estava disponível, não sendo mais possível “comprá-lo” (na verdade, apenas era possível adicionar à biblioteca, já que não tinha custo de aquisição). Novos registos em jogo ficam desde já bloqueados e conteúdo adquirido em jogo também deixa de estar disponível. Por enquanto, o jogo ficará ainda acessível para todos que o quiserem jogar (quem?) mas os servidores serão desligados definitivamente a 3 de Junho de 2025. Todo o conteúdo adicional planeado foi cancelado, obviamente.
Se, por acaso, compraram o dispendioso “Ultimate Founder’s Pack” para o jogo, saibam que terão direito a um reembolso desse valor, acontecendo o mesmo para quem tenha feito compras em jogo desde o arranque. Para mais informações sobre como obter o reembolso, consultem esta página informativa. Este mesmo site tem mais algumas informações pertinentes sobre este cancelamento.
Infelizmente, não é só o projecto de videojogo que é cancelado, há outra consequência bem mais grave. Por causa desta decisão, 277 empregados da Ubisoft dos estúdios de São Francisco, EUA, Osaka, Japão e Sydney, Austrália, foram despedidos, encerrando estes estúdios. Os demais que ainda trabalhavam em XDefiant serão movidos para outros projectos em carteira da produtora e editora Francesa.
Comentários