[Actualizado] Ubisoft comete deslize com reedição de Beyond Good & Evil

ubisoft-confirms-beyond-good-evil-2-i-am-alive-still-in-development_620x388

[Actualização] Entretanto, a Ubisoft foi obrigada a confirmar que Beyond Good & Evil 20th Anniversary Edition é mesmo uma realidade mas o lançamento no início desta semana foi um erro… e não o esperem tão cedo.

O esclarecimento foi dado ao site Eurogamer, onde uma representação da editora de produtora Francesa explicou que “devido a um erro técnico, a uma versão prematura de desenvolvimento” do jogo foi realmente lançada aos subscritores do Ubisoft+. Contudo, diz ainda a representação, o jogo só está previsto para 2024 e “mais detalhes serão partilhados no início do ano”.

Queremos mesmo acreditar que foi este lapso. Contudo, alguns jogadores preferem acreditar que, sim, houve mesmo um deslize por parte da Ubi mas que até calhou bem. É que a reacção dos jogadores que jogaram esta “remasterização” não foi assim tão positiva. Assim, até se adia um lançamento sem realmente adiar nada. Por outro lado, podiam ser um pouco mais subtis com a justificação. Se este jogo é uma celebração dos 20 anos do lançamento original, só queremos mencionar que o original foi lançado em Dezembro de 2003. Assim sendo, este lançamento no próximo ano parece um tanto… oportuno…

[Notícia Original de 29 de Novembro]

Não, não estamos a falar da sequela, que é (só) a produção mais longa e adiada de todos os tempos. Estamos mesmo a falar do clássico Beyond Good & Evil que temporariamente teve uma reedição ar, pelos vistos acidentalmente.

Em Agosto passado, uma classificação etária na plataforma Norte-Americana ESRB deu conta de um tal de Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition. Desde então, essa entrada foi apagada e não se ouviu falar mais desta reedição… até esta segunda-feira. Algumas plataformas dedicadas aos Achievements/Troféus de jogos deram conta que uma lista de conquistas para este jogo tinham sido lançadas na plataforma Xbox.

Pouco depois disto, uma página de jogo apareceu na Xbox Store (página já removida). Ainda mais caricato, vários subscritores do serviço Ubisoft+ reportaram que podia descarregar e jogar esta reedição, algo que, entretanto, a Ubisoft também já rectificou por remover o acesso ao jogo. Obviamente, os jogadores tiraram partido deste lançamento aparentemente imprevisto, partilhando vídeos online capturados do jogo. Uma vez mais, a Ubi andou a apagar fogos por obrigar o Youtube a remover os vídeos com uma queixa de violação de direitos (copyright).

Mas, já sabem como correm estas coisas. As marcas tentam eliminar os seus deslizes mas “a Internet não esquece”. Vários utilizadores e sites conseguiram capturar vários elementos do jogo, inclusive a sua descrição e algumas imagens promocionais.

Ao que parece, a reedição é como uma remasterização do jogo, puxando a resolução 4K a 60fps, com melhorias no grafismo, nos controlos e no áudio em jogo, além de um novo esquema de salvamento automático de progresso e “cross-save”. Infelizmente, as imagens que ainda circulam por aí, não parecem mostrar um jogo assim muito “remasterizado” mas, enfim.

É bem possível que a Ubisoft estivesse a planear uma revelação e até um lançamento na hora durante os The Game Awards 2023 para tentar chegar a uma maior audiência. Acontece muitas vezes que a plataforma Xbox quebra um pouco a surpresa antes do tempo mas a Ubi não pode culpar a Xbox pelo lançamento antes do tempo na sua plataforma de subscrição. E que esforço é este por tentar apagar o sucedido? Quererá a Ubi ainda mexer um pouco no jogo? Ou será que é para ser adiado junto com tantos outros projectos seus?

Comentários

Comentários