Ubisoft reage negativamente a Star Wars: Outlaws

star-wars-outlaws

Como deu para perceber, apesar de positivo em alguns aspectos, Star Wars: Outlaws não foi propriamente o êxito que a Ubisoft esperava. O seu director criativo lamenta essa recepção e a Ubi sofre com uma desvalorização de mercado.

Não é que o jogo fosse um fracasso. Na nossa análise, dissemos que é “uma tentativa branda de trilhar por um caminho novo, sem arriscar muito perante uma franquia tão grande”. Também faz um bom “serviço aos fãs no seu design, se estes estiverem dispostos a “ver e não mexer (muito)”. Num todo, achámos o jogo “OK” com alguns pontos interessantes a reter. Infelizmente, achámos que não atingiu o seu potencial mas nem todos os jogos bem sucedidos precisam almejar a perfeição.

Para o director da Ubisoft Massive, Julian Gerighty, porém, esta e outras reacções ficam aquém do desejado. À conversa com o site GamesRadar, o director esperava melhores pontuações e avaliações, em particular no Metacritic, a ferramenta de meta-análises que serve sempre para medir o pulso geral de crítica e fãs. Com uma nota mediana a rondar os 75 pontos nas três plataformas (quanto a nós, na realidade, demasiado positiva), Gerighty diz que está “desapontado”.

“Claro que o reconhecimento da imprensa e críticos é muito importante para nós”, diz o director, “mas os jogadores estão mesmo a conectar-se com o que fizemos”, mencionando ainda sentir “orgulho, felicidade e sentido de cumprimento” na equipa de produção. Não sabemos onde é que os jogadores estão mesmo a “conectar-se” assim tanto com o jogo, dados os muitos comentários públicos pouco positivos em torno das várias fraquezas de conceito e a nível técnico, que convergem com que já dissemos na nossa análise. Mas, enfim, vamos acreditar na sua palavra.

O que é mais estranho é o que o director diz depois. Afirma primeiro que este “será um jogo em que milhões de pessoas jogarão por anos e anos” e que nunca irão parar de melhorar o jogo. Mas, depois, riu-se dizendo que isso é “uma mentira” e que “provavelmente vão parar de o melhorar” mas que na sua mente não pensa nisso. Hã? Como assim? Então é para continuar a melhorar ou não? Será que já há planos para abandonar a produção do jogo?

Talvez esta afirmação surja depois de recentemente a Ubisoft atingir resultados financeiros preocupantes, certamente não estando a “rir” como o produtor do jogo. Nas últimas horas o valor de mercado das acções da produtora e editora Francesa desceu para valores próximos do mais baixos dos últimos 10 anos. Segundo noticia a agência Reuters, o valor desceu drasticamente depois do lançamento do jogo no final do mês passado, numa clara reacção directa pela sua avaliação geral.

De um valor por acção na ordem dos 103€ em Julho de 2018, a empresa tem nestes dias um valor por acção de apenas 15.20€, marcando um decréscimo de cerca de 85% entre valores. Além de Star Wars Outlaws, também XDefiant terá contribuído para esta desvalorização mas o jogo da Ubisoft Massive foi, com certeza, o mais impactante na apreciação geral. Até à data, não foram revelados valores das duas vendas, mas vários analistas acreditam que tenham ficado abaixo do que a Ubi terá projectado vender, ainda por cima de uma franquia tão sonante.

Infelizmente, esta aposta não parece ter corrido da melhor forma para a Ubisoft. Não só a produção foi bastante comedida a trazer este projecto à vida, deixando de lado muito do seu potencial, como esta era Disney de produtos de entretenimento de Star Wars é bastante volátil. Vejamos como a empresa reage daqui em diante. Para já, os planos pós-lançamento parecem ser para continuar. Depois disso… logo veremos.

Comentários

Comentários