Versão física de GTA: Trilogy adiada
Sem surpresas, depois do pedido de desculpas público da Rockstar Games, o lançamento da versão em caixa de Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition foi adiado. Estava previsto para chegar no início deste mês mas já não vai acontecer.
O lançamento da versão digital foi um terror para a Rockstar, tão habituada a lançar jogos de a devida qualidade e rigor técnico. Os ports para a geração actual de hardware não correram bem, com problemas de performance, bugs, falhas de animações e texturas, problemas de físicas, erros de lógica que impedem progresso em missões e muitos outros erros. O jogo já tinha sido removido da loja digital por causa de ficheiros que não deviam lá estar.
As versões em formato físico da trilogia, portanto, não poderiam chegar agora, como estava previsto. A Rockstar deverá trabalhar nas próximas semanas para corrigir a lista de erros, pelo que um lançamento de uma edição física seria contraproducente até a trilogia estar, pelo menos, mais estável. Assim, as versões físicas para Xbox e PlayStation só chegarão no dia 17 deste mês, enquanto que a versão para a Nintendo Switch só chegará no próximo ano.
Entretanto, já três actualizações foram lançadas, não se podendo dizer que os erros e bugs tenham sido amplamente corrigidos. A opinião pública não tem poupado os jogos, tanto entre os fã como entre a crítica especializada. Há até acusações deste ser um mero projecto “barato” para “cashgrab” (sacar dinheiro aos fãs), relacionado com a remoção dos clássicos originais das vendas, uma decisão da qual a Rockstar já recuou.
Infelizmente, uma vez mais reiteramos que não tivemos acesso ao jogo, pelo que não podemos atestar a gravidade das acusações, nem se os erros são realmente mitigados com estas actualizações. Fica claro que a Rockstar e a sua representação internacional não deram grande importância a esta remasterização. O resultado está à vista.
Comentários