Versão PC de Final Fantasy XVI ainda um pouco longe
Por motivos pouco claros, a Square Enix está com algumas dificuldades em trazer Final Fantasy XVI para o PC, algo que foi prometido pouco depois do jogo ter sido lançado nas consolas PS5. Pelo menos uma demonstração está a caminho.
Mas, sentem-se bem enquanto esperam. Ainda hoje o jogo continua sem data de previsão e numa entrevista ao site GI.com, o produtor Naoki Yoshida mencionou que essa “demo” poderá chegar algures nos próximos meses. “Não será um ano, nem dois anos, será provavelmente antes disso”, disse o produtor, que não podia ser mais críptico. A ideia de lançar uma demonstração antes do port em si, pode ser bem mais estratégica que o que possam pensar. Pode ter a ver com um teste à optimização.
No mesmo artigo, Yoshida explicou que, embora o port para PC esteja a correr bem, esse lançamento está dependente, aparentemente, de optimização, algo que parece ainda não permitir que sejam definidos os requisitos de hardware. Para o produtor, esses requisitos são “um pouco altos” nesta fase, algo sintomático de um jogo ambicioso ao nível do visual que precisa de muito hardware para entregar a melhor experiência possível. Contudo, há que pensar que os PCs não são consolas e é preciso uma maior acomodação do vários tipos e configurações de hardware. Caso contrário, apenas um punhado seleccionado de jogadores conseguiria correr o jogo em condições.
Na nossa análise na PlayStation 5, dissemos que Final Fantasy XVI “é mesmo um dos melhores desta franquia, um dos melhores JRPGs dos últimos tempos e no topo dos jogos para este ano.” O seu “novo tom mais sombrio” pode não agradar aos veteranos mas acreditámos que “a enorme jogada de risco tem o seu valor”. Claro que depois tivemos Final Fantasy VII: Rebirth para o destronar do seu “trono” mas continua a ser ainda um dos pontos altos da série da Square Enix.
Comentários