Warner desapontada com recepção de Suicide Squad
Conforme demos conta, mesmo antes de ser lançado, Suicide Squad: Kill the Justice League estava “destinado” a falhar. Apesar de boas críticas ao jogo, como a nossa, no geral o jogo desapontou, em particular a editora Warner Bros.
Na nossa análise, deixámos bem claro que, apesar da péssima crítica nas antevisões e previsões (a que não tivemos acesso), preferimos tecer comentários apenas com uma análise concreta quando o jogo nos chegasse às mãos. Afinal, apesar da mudança drástica de conceito e visão, era ainda um jogo da famosa Rocksteady Games, não podia ser assim tão mau. De facto, dissemos que “a oferta de missões secundárias é repetitiva, há um certo caos ocasional, alguns elementos de história são controversos e o seu “end game” é um tanto incerto”. Contudo, também apontámos para “um potencial muito evidente“, num jogo que considerámos divertido, especialmente com amigos.
Mas, estas e outras críticas mais ou menos positivas não foram, de facto, suficientes para despertar a curiosidade dos jogadores. Sem dados concretos da adesão ou das vendas do jogo, resta-nos sempre esperar pelos relatórios financeiros das empresas. E foi mesmo no mais recente (transcrição via Seeking Alpha) que tivemos um comentário do Chief Financial Officer da Warner, Gunnar Wiedenfels, que confirma que o jogo não teve grande sucesso, pelo menos não o resultado esperado pela editora.
Segundo Wiedenfels, a Warner terá um “ano fiscal difícil” por causa da prestação do jogo a nível de vendas, comparando-o com o período homólogo do ano passado, quando Hogwarts Legacy levou a resultados muito positivos para os cofres da editora. “Neste ano”, disse o executivo, “Suicide Squad caiu além das expectativas desde que foi lançado no início deste trimestre, perspectivando um difícil ano fiscal no próximo primeiro trimestre” para o “negócio de videojogos” da empresa.
Ou seja, apesar de todas as perspectivas menos positivas, inclusive um adiamento embaraçoso, imensa crítica dos fãs, até a perda dos directores de longa data do estúdio, mesmo assim, a Warner Bros. esperava que este jogo tivesse um impacto parecido ao de Hogwarts Legacy. Sem dúvida esse outro jogo também foi alvo de crítica até mesmo antes de ser lançado, tornando-se um sucesso algo improvável. Mas, costuma-se dizer que “um raio não cai no mesmo sítio duas vezes”. Era um tanto ambicioso demais achar que este jogo poderia ter o mesmo sucesso. Ainda por cima tanto para criticar.
A Rocksteady continua a lançar actualizações em resposta aos problemas levantados pelos fãs mas este não é o jogo que eles mais queriam. O futuro do jogo, para já, mantém-se inalterado. Sendo um “jogo como serviço”, novo conteúdo poderá redimir o título original, podendo mesmo chamar novos jogadores a médio prazo. Contudo, estas palavras de Wiedenfels surgem num mau momento para a Warner (via CNBC) e também podem provocar uma perda de interesse em dar continuidade ao projecto, podendo mesmo ser um indício que a Warner poderá desinvestir no estúdio e no jogo. Esperemos que não seja o caso.
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