Xbox cria equipa dedicada à preservação dos videojogos
Ao longo dos últimos anos, vimos inteiras plataformas ou somente os seus jogos a serem descontinuados, consolas cujos serviços são abandonados e outras situações em que nos preocupamos com o legado desta indústria. A Xbox dá-nos esperança.
Segundo avança o site Windows Central, a presidente da Xbox, Sarah Bond, criou uma equipa interina dentro do grupo Xbox, cujo objectivo é assumir um “compromisso” para com a retrocompatibilidade no futuro hardware da marca. A missão desta equipa será a de “preservação dos videojogos”, algo que Bond afirma que é algo “importante para todos na Xbox e para a própria indústria”. Para isso, a equipa trabalhará em garantir a retrocompatibilidade da biblioteca de jogos Xbox “para as gerações futuras de jogadores disfrutarem”.
Bond mostra-se ainda muito optimista com relação ao futuro da marca Xbox. Diz que esta organização já está no activo há uns seis meses, tendo já atingindo “tremendas conquistas colectivas”, seja lá o que isso quer dizer. Também comentou que “a próxima geração de hardware” será “o maior salto tecnológico de sempre numa geração”, talvez antecipando a próxima consola Xbox que estará em produção, nome de código “Brooklin”.
Coincidentemente, hoje mesmo é o dia em que a Nintendo encerrou os serviços online da Nintendo 3DS e WiiU, depois de no passado ter desligado as suas lojas digitais. Por isso, é mais um lembrete que esta preservação de compatibilidade de jogos clássicos em consolas mais modernas é absolutamente essencial. Embora as empresas prefiram que os jogadores comprem mais jogos novos, há um sério risco dos jogos se perderem no tempo por não haver formas de os jogar. Esta nova equipa da Xbox é, portanto, uma muito bem vinda iniciativa pela preservação.
Comentários