XDefiant estreia-se com problemas no matchmaking

xdefiant

Se bem se recordam, um dos destaques dados pela Ubisoft para este seu novo shooter, era que o matchmaking não seria baseado na perícia. Como previsto, XDefiant estreou e… o matchmaking não funcionou bem.

A ideia da Ubi era a de remover a perícia como elemento de busca de uma sessão online. Para a produção, essa forma de pesquisa não era “essencial para uma experiência divertida a longo prazo”, preferindo apostar em critérios como a lista de jogadores a evitar, a dimensão da equipa, a região, entre outros factores. Claramente, a produção quis procurar elementos mais importantes que as capacidades dos jogadores, também a buscar melhores latências online que apenas agrupando os jogadores por nível ou por eficácia. No papel, era uma boa ideia mas desde logo vimos algumas questões possíveis com a implementação.

E parece que tínhamos razões. XDefiant estreou hoje e, sendo um jogo “free-to-play” atraiu a esperada multidão em busca de uma nova oferta de “vício”. Sendo novidade, duas questões eram esperadas: que a afluência fosse elevada e que os servidores vacilassem com tanto tráfego. Inevitavelmente, foi mesmo isso que aconteceu. Nos nossos testes até à hora desta notícia, tivemos apenas duas a três sessões por hora no total, passando o resto do tempo a ver mensagens de erro ou a aguardar por largos períodos de tempo. O problema mais frequente é entrarmos num lobby vazio e surgir a mensagem “Unable to Find Match”, remetendo-nos de volta ao menu. Mas, quando finalmente entramos num lobby, está a levar demasiado tempo para preencher sessões, criando esperas de vários minutos.

Como devem ter reparado, não nos foi possível até agora elaborar uma análise deste jogo porque a Ubisoft informou que não existiria acesso antecipado. Como também não tivemos acesso à Beta, não temos opinião firmada. Ainda assim, do que foi possível jogar, este é mais um concorrente para o denso mercado de “shooters” rápidos, no género mais arcade. A Ubi tem vasta experiência com a série Rainbow Six neste campo, pelo que a jogabilidade parece francamente apurada e fluida. Claro está que o ritmo elevado não é, mesmo, para todos, exigindo reacções e movimentos rápidos, num ambiente bastante competitivo. Mas, claro, isto só nos “parece” por agora, porque obter uma sessão é quase um “martírio”.

XDefiant está disponível na PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Ubisoft Connect). Estamos actualmente na pré-época da primeira temporada que terá 90 níveis para desbloquear conteúdo, com uma duração de 1 ano e que sofrerá rotações a cada 3 meses.

Comentários

Comentários