XDefiant não terá “matchmaking” baseado na perícia

xdefiant

Agora que o seu lançamento está próximo, a Ubisoft fala mais abertamente da sua próxima aposta no género de “shooters”, XDefiant. A mais recente revelação é que o jogo não terá “matchmaking” baseado na perícia dos jogadores.

Nos últimos anos, vimos várias produtoras apostarem em várias fórmulas de agrupar jogadores em sessões online, uma lógica vulgarmente chamada de “matchmaking”. Regra geral, a preferência vai quase sempre para uma base de perícia ou de nível dos jogadores, evitando assim agrupar veteranos com novatos, no que poderia criar situações de vantagem indesejável para um dos lados. Só que esta fórmula não é perfeita, especialmente se houver poucos jogadores num dos lados, criando salas pouco compostas ou quase vazias.

A Ubisoft decidiu que, nas suas partidas casuais, esta perícia ou nível de jogador não será usada como medida para agrupar jogadores em XDefiant. A Ubi acha que esta base para matchmaking “não é essencial para uma experiência divertida a longo prazo”, dizendo mesmo que pode tornar os jogos “repetitivos” por serem “estressantes” nessa sua repetição nivelada. Ao contrário, a produção desenhou um esquema que dá prioridade a outros factores quando é altura de procurar uma sessão:

  • Jogadores evitados: serão removido do vosso matchmaking.
  • Tamanho da equipa: serão agrupados para jogar com equipas de igual dimensão.
  • Região: Dará preferência a jogadores da mesma região ou língua.
  • Controlo: Agrupa jogadores que usem comandos ou teclado e rato como controlo.
  • Plataforma: Dará preferência a jogadores na mesma consola ou PC.

Assim, podemos ver que XDefiant dá preferência a factores como a latência ou lista de amigos/bloqueados como critérios de matchmaking. Conseguimos prever como isto será benéfico para sessões bem disputadas e repletas. Só que também conseguimos antever algumas situações em que jogadores novos serão inevitavelmente agrupados com veteranos. Embora a prioridade devesse ser, de facto, proteger as latências no geral, o nível de perícia também deveria fazer parte do critério. Nem que fosse mais abaixo na lista.

Claro que teremos de esperar para ver se funciona. XDefiant será lançado na próxima semana, a 21 de Maio na PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Ubisoft Connect).

Para quem não conhece, este é um título “free-to-play” no género de batalha em arena 6 vs 6, com cinco modos de jogo em 14 mapas, tendo personagens inspiradas por vários outros jogos da Ubisoft. O jogo terá uma primeira época com 90 níveis para desbloquear conteúdo, com uma duração de 1 ano e que sofrerá rotações a cada 3 meses.

Comentários

Comentários