Nvidia apresenta a sua ideia de um simulador de voo “definitivo”
Todos sabemos que sempre que um simulador é construído a pensar numa réplica ou, pelo menos, com controlos competentes, envolve um investimento sério. Com a chegada do Microsoft Flight Simulator, a procura por soluções mais sérias subiu substancialmente.
A equipa de modding da Nvidia, a GeForce Garage decidiu colocar mãos à obra para construir um sistema que, não só não comprometesse a performance do simulador, fosse também uma boa réplica dos controlos e “feeling” de voar um avião real. Claro que já muito foi feito para criar algo mais realista. Mas, quem se importava de ter isto na sala?
Claro que o destaque maior vai para o potente PC que está a equipar o sistema. Trata-se de um PC refrigerado a água, com uma (rara) GeForce RTX 3080 a debitar uma resolução de 5760X1080, dividida por três monitores de 65”, usando a tecnologia Nvidia Surround. O resultado é fantástico, oferecendo uma imersão invejável.
Para os controlos, temos um completo sistema Saitek/Logitech, com instrumentos, botões e comutadores, assim como uma manche, pedais e controlo de potência da mesma marca. Para dar a devida emoção à simulação, temos um sistema de movimento da Next Level Racing e um sistema de vibração sonora Buttkicker. O movimento é limitado a 10 graus, mas confere a reacção necessária.
Para os entusiastas mais conscientes do hardware, esta é a lista de equipamento usado:
- Caixa CoolerMaster SL600M
- Placa Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3080
- Motherboard: ASUS ROG MAXIMUS XII Formula
- Processador: Intel i9-10900k
- Memória: G.Skill Trident Z RGB 32GB (4×8) 4000Mhz
- Armazenamento: Samsung 980 Pro 1TB (x2)
- Fonte: SeaSonic FOCUS Plus Platinum 850W
- Refrigeração: EKWB- Quantum-Velocity (CPU) Quantum-Vector (GPU), Quantum-Torque e dois CoolStream Radiators
- Cablagem: Mainframe Customs
Periféricos Saitek/Logitech
- Flight Yoke System
- Flight Rudder Pedals
- Flight Throttle Quadrant
- ProFlight Instrument Panels (x6)
- ProFlight Radio Panel (x2)
- ProFlight Switch Panel
- ProFlight Multipanel
- Colunas de som G703 Lightsync
- Teclado G915 Lightspeed Wireless RGB
- Rato G560 Lightspeed Wireless
Plataforma Next Level Racing e outros
- Traction Plus Platform
- Motion Platform V3
- GTTRACK Flight Simulator
- Suporte para os monitores
- Televisores LG OLED 65″ 4K (x3)
Agora, a parte mais “chata”. Ninguém se deve enganar que este kit é uma solução premium, não sendo propriamente barato. Especialmente neste hobby da simulação de voo, famosa por ser cara. Curiosamente, este tipo de simuladores só ficam mais caros pelas soluções informáticas (leia-se, os PCs) que são montados para o efeito. Os periféricos de simulação de voo até nem representam o maior custo aqui. Ainda assim, se gostaram desta solução, pensem em algo na ordem dos 20.000$ dólares (cerca de 16.700€). Acreditem que há soluções de simulação bem mais caras.
Comentários